terça-feira, 11 de junho de 2013

NUTRIÇÃO NA GESTAÇÃO

     A gravidez é um dos momentos mais importante e intensos para uma mulher, afinal, uma nova vida está sendo gerada, portanto tão importante quanto atentar-se ao ganho de peso é fundamental garantir a qualidade nutricional deste peso que irá ganhar.
Nesta fase há um aumento das necessidades de reservas que serão utilizadas durante toda a gestação como também o de lactação. A  deficiência de algum nutriente pode afetar o desenvolvimento do bebê, como também a ingestão excessiva também pode ser prejudicial, ou seja, como tudo na vida, o equilíbrio é fundamental.

    Todos os nutrientes são importantes, pois trabalham em sinergia, ou seja, um depende do outro para um funcionamento adequado. Vou listar aqui alguns dos nutrientes fundamentais para mamãe e seu bebê durante a gestação:

*PROTEÍNA: fundamental para a produção das células e dos tecidos novos. Recomenda-se 60 gramas de proteínas por dia, que é cerca de 10 a 12 gramas do que uma mulher não grávida. Muitas vezes, a dieta das brasileiras já contém quantidades excessivas de proteínas, não sendo necessário aumentar a ingestão.

Fontes alimentares: carnes, ovos, leite e derivados, feijão, ervilhas, grão-de-bico, lentilha e castanhas.



*CARBOIDRATOS: fornecem as calorias adicionais que toda  gestante necessita.

Fontes alimentares: pães, cereais, arroz, massas, batatas e frutas.



*VITAMINA B9: é também conhecida por Ácido fólico e é fundamental para formação do sistema nervoso do feto, do sangue e das células. Estudos relatam que a ingestão via alimentação é quase sempre insuficiente.Então a suplementação é indispensável para garantir a quantidade ideal prevenindo malformações.

Fontes alimentares: folhas verdes escuras como espinafre, rúcula e brócolis, alimentos integrais e legumes.


*VITAMINA B12 : essa vitamina também é responsável na produção sanguínea e de células novas. A suplementação deste nutriente é fundamental para gestantes vegetarianas.

Fontes alimentares: carnes, leite e derivados, ovos.




*CÁLCIO: nutriente importante para a formação de ossos e dentes do bebê.

Fontes alimentares: leite e derivados, vegetais como couve, agrião, brócolis, sardinha e alimentos fortificados.



*FERRO:  participa diretamente da composição de proteínas e enzimas. Faz parte da hemoglobina, que é uma substancia dos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigênio para todo o corpo. Para assegurar uma adequada produção de hemoglobina, o feto ocorrerá às reservas da mãe. Sem contar que no parto a gestante também perderá sangue. A ingestão adequada é  essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Entretanto a maioria das mulheres já iniciam a gestação com baixas reservas de ferro, sendo assim, a suplementação é essencial.

Fontes alimentares: carnes, leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico e as folhas verdes escuras que contém um  tipo de ferro, chamado ferro" não heme" que para ser absorvido deve ser consumido junto com alimentos ricos em vitamina C, como suco de laranja ou limão.



    Respeitar os processos naturais e atentar-se às necessidades nutricionais é  a maneira mais segura e eficiente para as mães que desejam ter filhos saudáveis.


                                           



* Referências:
Carreiro, M.D; Carreiro, M.M - Mães Saudáveis tem Filhos Saudáveis - 1 Ed - São Paulo, SP, 2010
Murray, M.T. encyclopedi of nutritional supplementes. Prima Health, 1996

2 comentários:

Lindemberg souza disse...

Caramba
eu estou bem desinformado

Anônimo disse...

Simpatia para emagrecer
Primeiro passo – Sempre as quartas-feiras prepare meio copo de água, e dentro da água, coloque grãos de arroz correspondentes à quantidade de quilos que deseja perder. Exemplo: Se deseja perder 10 Kg, coloque dentro da água 10 grãos de arroz.

Alerta: Não coloque mais grãos do que realmente precisa, pois os quilos que você vier a perder serão recuperados.
Segundo passo – Na noite da quarta-feira em que fez a simpatia você deve beber a água em que os grãos de arroz se encontram, e deixar os grãos intactos dentro do copo, depois de beber a água você deve completar novamente com meio copo de água.

Terceiro passo – Na quinta-feira, segundo dia da simpatia, você deve beber a água do copo logo pela manhã em completo jejum. Após beber a água complete novamente o copo com mais meio copo de água.

Quarto passo – Na sexta-feira você deve beber a água e junto com ela os grãos de arroz, e assim passar para próximo passo da simpatia para emagrecer.

Depois de seguir o ritual do copo, você deve criar cartas escritas a mão correspondendo ao número de quilos que deseja perder. Se desejar emagrecer 10 Kg, precisa escrever 10 cartas. O conteúdo da carta é simpatia que você acabou de ler.