sexta-feira, 14 de junho de 2013

A bola da vez...ABACATE

O abacateiro é uma planta frutífera das mais produtivas por unidade de área cultivada e  é encontrado nas diversas regiões do território nacional. Em muitos países, o abacate é consumido como um autêntico alimento, principalmente sob a forma de saladas, temperadas com sal, azeite e condimentos diversos, sendo também utilizados sob a forma de sopa. O Brasil é um dos raros países onde o abacate é consumido como sobremesa, sob forma de vitamina ou sob forma de cremes.
Rico em nutrientes, contém proteínas, carboidratos e minerais, como: magnésio, que é essencial à vida, pois ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia e ajuda a formar as hemácias, fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio, potássio que aumenta a libido e regula hormônios da tireoide em mulheres. Além de ser rico em vitaminas  A, do complexo B, E, fitosterol, lecitina, tanino, ácido oléico, linoléico, palmítico e glutationa, que é um poderoso antioxidante. É ou não é um alimento fantástico? E tem mais...ajuda no controle das taxas de colesterol e pressão sanguínea, possui ação antioxidante e antiinflamatória, age contra prisão de ventre e perturbações digestivas, auxilia na desintoxicação do fígado, evita fadiga mental, ajuda na formação de ossos e dentes e fornece energia aumentando a disposição. E você também pode encontrar na forma de óleo!

Depois de todos esse benefícios, o que você está esperando para adequá-lo em sua dieta?
Vou deixar para vocês uma receita pratica, fácil e deliciosa feita com o abacate:


GUACAMOLE:
Você vai precisar de: 2 Abacates médios maduros / 2 Tomates pequenos sem pele e sem semente (opcional) / 1 Dente de alho / 1 Cebola média / 2 Colheres de sopa de óleo de oliva / 1 Limão / Pimenta sem semente a gosto (pode ser malagueta, dedo de moça, de cheiro ou calabresa) / Ervas Finas a gosto (orégano, manjericão, salsa - podem ser desidratadas) / Sal


Primeiramente abra os abacates ao meio, tire o caroço; remova toda a polpa, em seguida corte-a em pedaços e coloque-as dentro de um pilão ou um recipiente parecido. Corte os tomates (sem pele e sem sementes), a cebola, o dente de alho e a pimenta em pedaços bem pequenos (devem ser bem picados). Junte ao abacate e amasse até formar uma pasta (que quanto mais homogênea melhor). E para finalizar tempere com limão, azeite de oliva, sal e as ervas finas.

Lembre-se que alimentação equilibrada e variada é fundamental pra saúde, consulte sempre um nutricionista.

                                           

*Referencias

TANGO, J. S.; CARVALHO, C. R.; LIMONTA, S. N. B. Caracterização física e química de frutos de abacate visando a seu potencial para extração de óleo. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 26, n. 1, p. 17-23, 2004.

Um comentário: