Os indivíduos fisicamente ativos normalmente têm hábito de utilizar bebidas esportivas ou até mesmo água de coco durante e após os exercícios, na tentativa de facilitar e acelerar a recuperação dos líquidos e sais minerais perdidos pelo suor. Porém, alguns detalhes importantes sobre essas substâncias devem ser esclarecidos, pois mesmo parecendo bebidas comuns, elas podem provocar graves problemas. Durante qualquer atividade física é natural que haja a produção de suor em larga escala para ajudar a resfriar a pele e com isso reduzir a temperatura corporal. Essa produção de suor pode variar entre 1,5 a 4 litros por hora de exercício¹. Devido a esse fato, muitas pessoas acham que devem utilizar bebidas esportivas especiais para a reposição desses líquidos corporais perdidos.
O exercício físico pode provocar elevada taxa de sudorese e consideráveis perda de água e de eletrólitos, particularmente em regiões com o clima quente.
O suor tem uma concentração maior de água do que sais minerais (hipotônico) e é composto principalmente de: água, sódio, potássio, cálcio, magnésio e cloro. Contraditoriamente, durante e após as atividades físicas não acontece perdas importantes de potássio pelo suor, tão pouco pela urina¹. Isto por que, a maior produção de ácidos durante o exercício impede a eliminação de potássio pelo organismo.
De acordo com as recomendações da ACSM (American College of Medicine of Sports), as soluções de reposição devem ter as seguintes médias de concentração: Carboidrato= 6 g/100ml, Sódio= 30 mg/100ml, Potássio= 5 mg/100ml¹. No entanto, as bebidas esportivas apresentam em média as seguintes concentrações: Carboidratos= 6g/100ml, Sódio= 41mg/100ml, Potássio= 11,7mg/100ml. Sendo que a garrafa dessas substâncias tem em média 250 ml, dobrando os valores das concentrações relatadas acima.
Bebidas esportivas exibem altas concentrações de sais minerais, principalmente de potássio (K+). É sabido também, que altas concentrações de potássio no sangue pode provocar arritmias cardíacas e até levar a morte, dependendo da quantidade ingerida dessas bebidas².
Quanto à água de coco, ela apresenta uma constituição de frutose, sacarose, gordura, sódio, potássio, cálcio, magnésio e cloro. Devido a esta composição ideal de água e sais minerais, a água de coco já foi utilizada como soro fisiológico em cirurgias durante a segunda guerra mundial³. Porém, para que o côco alcance as concentrações ideais de água e sais minerais, ele deve estar maduro; pois a condição ideal para o consumo de qualquer fruto depende deste tempo de maturação.
Outro ponto importante sobre a água de côco é que ela apresenta uma grande concentração de gordura. A presença de gordura no estômago aumenta o tempo de permanência de qualquer alimento dentro dele⁵.
Deve ser ressaltado também, que qualquer suco de fruta, até mesmo a água de coco, apresenta grande concentração de um açúcar (carboidrato) chamado frutose. E este carboidrato, quando ingerido em grandes quantidades, pode provocar um enorme desconforto gastrointestinal (diarréia), por que seu excesso irrita as paredes do intestino⁴.Outro ponto importante sobre a água de côco é que ela apresenta uma grande concentração de gordura. A presença de gordura no estômago aumenta o tempo de permanência de qualquer alimento dentro dele⁵.
Conclusão, todos os praticantes de atividades físicas com duração de até 1 hora deve fazer uso somente de água pura¹. Para aqueles que praticam atividades de maior duração e/ou intensidade, é necessário fazer um planejamento individual com o que será ingerido, pois a concentração de água e sais minerais neste líquido de reposição é totalmente individual e dependente da intensidade do exercício¹.
“Alimentar-se de forma adequada é fundamental
para uma vida saudável.
Manter-se informado é a sua ferramenta para
escolhas saudáveis.”
Referências:
1- Sawka MN et al. Exercise and Fluid Replacement - POSITION STAND. Med Sci Sports Exerc. 2007.
2- Parisi A, Alabiso A, Sacchetti M, Di Salvo V, Di Luigi L, Pigozzi F. Complex ventricular arrhythmia induced by overuse of potassium supplementation in a young male football player. Case report. J Sports Med Phys Fitness. 2002 Jun;42(2):214-6.3- Vigliar R, Sdepanian VL, Fagundes-Neto U. Biochemical profile of coconut water from coconut palms planted in an inland region. J Pediatr (Rio J). 2006;82:308-12.
4- Craig BW. The influence of fructose feeding on physical performance. Am J Clin Nutr. 1993;58(suppl):815S-819S.
4- Craig BW. The influence of fructose feeding on physical performance. Am J Clin Nutr. 1993;58(suppl):815S-819S.
5- Little TJ, Russo A, Meyer JH, Horowitz M, Smyth DR, Bellon M, Wishart JM, Jones KL, Feinle-Bisset C. Free fatty acids have more potent effects on gastric emptying, gut hormones, and appetite than triacylglycerides. Gastroenterology. 2007 Oct;133(4):1124-3.
*Créditos para: Anderson Luiz - http://fisiologiadoexercicio.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário