terça-feira, 12 de abril de 2011

Plano Alimentar X Atividade Física

É fundamental ter um plano alimentar balanceado e equilibrado de acordo com sua individualidade bioquímica, modalidade física, horário e intensidade do treinamento.
O objetivo de uma refeição pré-exercício é fazer com que se tenha energia e não se sinta fraco e nem indisposto antes e durante o treino. Por isso, da mesma forma que o jejum é contra indicado para a prática de atividade física e é recomendado não iniciar um treino com o estômago totalmente cheio, o que pode diminuir o rendimento e até trazer conseqüências desagradáveis, como indigestão, náuseas e até vômitos.
Em geral, uma boa recomendação é fazer uma refeição grande, como um café da manhã completo ou almoço, de 2 à 4 horas antes do exercício, respectivamente.
Se o tempo entre a última refeição e o horário do início do treino for inferior (como as pessoas que acordam e vão treinar), priorize apenas os carboidratos e minimize as proteínas e as gorduras em geral. Isso melhora a absorção dos carboidratos, que são essenciais para este momento, pois garantem energia, e não “pesam” no estômago na hora do treino.
Alguns alimentos ricos em fibras, como cereais fibrosos, grãos, hortaliças cruas e algumas frutas, como laranja com bagaço ou abacaxi, açúcares e alimentos gordurosos não são recomendados neste momento, pois podem causar desconforto intestinal.

Alimentar-se para obter o melhor desempenho também inclui fazer uma escolha inteligente dos alimentos a serem ingeridos após o exercício físico.
Para recuperar totalmente a energia muscular, é necessário comer nos primeiros 30 minutos após o exercício e fazer outras refeições pequenas a cada três horas.  
Um item fundamental, que deve estar presente antes, durante e depois dos treinos, é a água.              
A água é indispensável para todas as funções metabólicas. Manter-se sempre hidratado é essencial!
A melhor recuperação pós-treino é obtida ao se combinar o consumo de carboidratos e proteínas, que são extremamente importantes para recompor as fibras musculares.
“Alimentar-se de forma adequada é fundamental 
para uma vida saudável.
Manter-se informado é a sua ferramenta para 
escolhas saudáveis.” 

7 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto Ka ;)
Bjs thaly

Nathalia disse...

é isso ai ka...
concordo e sempre falo isso
beijos querida
saudades!

Anônimo disse...

Muito legal o Blog Karlinha!
bjs

Paulo SNC disse...

Parabéns pelo trabalho Karla...

Paulo Marcos Queiroz de Freitas (SNC-Sports Nutrition Center)

Sol disse...

Muito bom Karlinha! Parabéns
Smackssss

Eduardo Fraccarolli Buriola disse...

Parabéns Karla!

Andressa Motta disse...

Adorei! Mas quem precisa emagrecer deve comer o que antes e depois? Antes eu como 2 fatias de pão integral com 1 fatia de peito de peru e 1 fatia de queijo branco. Após o treino como só 1 fatia de peito de peru se fico com muita fome.