quarta-feira, 22 de setembro de 2010

22 de Setembro - Dia Mundial Sem Carro



Dia 22 de Setembro comemora-se o Dia Mundial Sem Carro com o objetivo de mostrar e conscientizar às pessoas que é possível se movimentar nas cidades sem usar o carro próprio.

O setor de transportes é responsável por 15% dos gases que causam o aquecimento global e as mudanças climáticas. Além disso, o uso desordenado de carros leva a poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas, entre outros.

Esse movimento iniciou-se na década de 70 na Europa e de lá pra cá vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes.
No Brasil só foi começar em 2001 com a participação de 11 cidades.
Em Piracicaba, o movimento foi protagonizado no campus "Luiz de Queiroz" - faculdade USP - com objetivo de reforçar a reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como também um convite ao uso de meios de transportes sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.
As atividades são abertas todos os dias à todos os interessados e a organização do evento sugere que venham de trajes apropriados para a caminhada e que deixem seus carros em casa e priorizem, se possível, o uso da bicicleta.
A prática de exercícios físicos promovem inúmeros fatores benéficos à saúde, pois contribui para regularização dos níveis de pressão arterial,do colesterol, triglicerídeos, diabetes, fortalece o coração e de quebra emagrece!
É importante ressaltar que esses benefícios são adquiridos com a prática regular combinada com uma alimentação equilibrada, rica em cereais integrais, frutas, legumes, hortaliças e muita água!

Então caminhe, ande de bicicleta, convide a família e amigos e pratique essa idéia pois pequenas mudanças nos hábitos do dia-a-dia são muito importantes para fazer do mundo um lugar melhor.

Eu já fiz a minha corridinha, e vcs??

Nenhum comentário: