quinta-feira, 5 de maio de 2011

Propriedades do Aloe Vera

  O uso de plantas medicinais começa a ter apoio cientifico, Brasil e outros países, com apoio da Organização Mundial da Saúde,  estão começando a resgatar a medicina popular, em que as plantas medicinais ressurgiram com força e vigor.
  Entre as ervas mais difundidas, encontra-se a californiana Aloe Vera, a babosa brasileira; o nome seria originário hebraico hala ou do arábico alloeh (substância amarga, brilhante) e do latim vera (verdadeira), é considerada uma planta poderosa há muito tempo.
Externamente, o gel de Aloe vera é utilizado principalmente para tratar de problemas de pele como queimaduras (pelo sol ou por exposição ao fogo), para cicatrização de feridas, como tratamento para problemas causados pela pele seca, como eczemas.     Entretanto outros estudos tem sido efetuados comprovando também a capacidade da aumentar a circulação do sangue, o que torna mais rápida a eliminação das células mortas e estimula o crescimento de células novas, provocando a reconstituição dos tecidos e a   cicatrização. Tem sido usada também para dores internas, como músculos doloridos, cãibras e até artrose, com o objetivo de eliminar a dor.
  A Aloe Vera pertence a família das Liliáces, da qual fazem parte a cebola, o nabo e os aspargos; apresenta-se em varias espécies, algumas delas sendo mais eficientes que outras. Possui propriedades regeneradoras, curativas, umectante, lubrificantes e nutritivas. Em sua composição foram identificadas inúmeras substâncias, entre elas polissacarídeos contendo glicose, galactose e xilose, tanino, ácidos orgânicos, substâncias antibióticas, enzimas de vários tipos, uma proteína com 18 aminoacidos, vitaminas, minerais, sulfato, ferro, cálcio, cobre, sódio, potássio, manganês e outras.
   Mesmo sabendo dos benefícios do Aloe Vera, é importante ressaltar que o consumo deve ser moderado e associado a uma dieta balanceada e saudável.  No mercado encontramos disponível de diversas formas para determinados casos. 
  É indispensável a orientação e o acompanhamento de um Nutricionista que irá avaliar a possibilidade oferecida no consumo desse produto de acordo com a individualidade bioquímica de cada um.




“Alimentar-se de forma adequada é fundamental 
para uma vida saudável.
Manter-se informado é a sua ferramenta para 
escolhas saudáveis.”  











*Referências Bibliográficas:
- Henderson, G.A. A imperatriz das Plantas. Rev.Ervas e plantas
- Veloso, c.C; Peglow,K. Plantas Medicinais. Porto alegre: EMATER/RS – Ascar 2003
- Freise, F.W. Plantas medicinais brasileiras. Boletim de Agricultura, São Paulo
- Maurelle, J A F; Rodriguez F.M, Gutierrez Z P Accion analgésica Del extrato acuoso liofilizado de Aloe Vera L . em ratone. Revista Cubana Plantas Medicinais n.2, p 15-17, 1996

4 comentários:

SambadeBamba disse...

Karlitcha...

parabens pelo blog.... pelo trabalho, por tudo :)
esta tudo bem legal aqui..

bj
GiuGaldi

Dra Karla Christofoletti disse...

Muito obrigada querido!!!
:)

Aline disse...

Muito bom Karla, adorei e ajudou muito! Isso mostra o quanto você é profissional e liga para as dúvidas de suas siguidoras.

Valeuuuuuu!
Obrigada querida.
Bjos

Dra Karla Christofoletti disse...

Obrigada Aline!
Qualquer dúvida / sugestão estou sempre à disposição!

Tenha um ótimo final de semana!

Beijos