quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ano novo, vida nova e alimentação saudável para o ano todo!

Janeiro é o mês das grandes promessas, dos grandes planos. É o mês em que tentamos esquecer os momentos ruins do ano que passou e pensar somente em coisas boas para o ano que entra. É o mês em que todos  tentamos organizar nossa vida em todos os sentidos: família, trabalho, divertimentos e, é claro, alimentação.
Nossa alimentação deve ser organizada de acordo com nosso estilo de vida. Isso quer dizer que cada um deve se alimentar de acordo com sua idade, peso, altura, sexo, peso ideal. Mas é preciso considerar muito mais: trabalho, estudos, exercícios físicos, duração do sono e, é claro, hábitos alimentares, horários de todas as atividades, quem prepara as refeições, como prepara, local onde faz as refeições. Enfim, são uma série de fatores que podem influenciar na alimentação!
Para ajudá-los, segue 11 dicas de como adotar uma alimentação saudável:

1. Uma alimentação saudável deve ser dividida em três refeições principais e três lanches intermediários. Isso aumenta o trabalho intestinal e o gasto de energia para a digestão dos alimentos. Além disso, pequenos volumes ingeridos várias vezes ao dia fazem com que um estômago dilatado volte novamente ao normal.

2. As refeições devem ser feitas em lugares tranqüilos e sem pressa. Mastigue muito bem os alimentos, isso fará com que você se sinta saciado ingerindo menos alimentos.

3. Comece sua refeição pela salada crua, que contém fibras e tira a sensação de fome. Se depois da refeição ainda sentir fome, coma mais salada e não repita o prato quente.

4. Evite beber durante as refeições. As bebidas, principalmente gasosas, dilatam o estômago.

5. Beba muita água no intervalo das refeições. Ela ajuda a limpar o organismo e manter as suas funções normais.

6. Diminua o consumo do açúcar e aumente o consumo de fibras. O açúcar é muito calórico e não traz nenhum benefício à saúde, enquanto que as fibras asseguram um bom funcionamento intestinal e reduzem a sensação de fome.

7. Prefira carnes magras, peixes e aves sem pele. Prepare-os assados, cozidos ou grelhados.

8. Diminua o consumo de massas, cereais, pães com glúten.

9. O exercício físico, orientado por um profissional, acelera a queima de gordura armazenada, auxiliando na redução de peso.

10. Não faça exercícios com o estômago cheio, pois a energia necessária para fazer a digestão será desviada para a atividade física.

11. Não durma logo após as refeições, nem ingira alimentos muito pesados à noite, pois neste período a digestão é mais lenta.

Para este ano juntamente com uma alimentação saudável e equilibrada



Desejo à todos  neste ano que se inicia muita paz, saúde, perseverança, força de vontade, sabedoria, discernimento, conquistas e objetivos.

“Alimentar-se de forma adequada é fundamental 
para uma vida saudável.
Manter-se informado é a sua ferramenta para 
escolhas saudáveis.”